30 de abr. de 2013

Cortinas - Sistema de instalação - Qual escolher?

Minhas queridas vizinhas...

Hoje estava vendo os comentários já que estava devendo algumas respostinhas...

E me enchi de alegria quando vi o comentário deixado pela Gabriela Bastos do Blog Era Uma Casa Muito Engraçada.



Ela também já passou pela fase da escolha das cortinas e deixou uma perguntinha:

“Gostaria que você falasse dos tipos: de trilho e varão...e me tirasse uma dúvida a respeita da fixação do trilho. A minha será embutida no gesso, e de trilho. Mas me disseram que o gesso não aguenta o peso da cortina, para eu fixar na parede, o que você acha?

Bom, em primeiro lugar quero agradecer muito pelo carinho e por você sempre estar presente quando faço um novo post.

Sem falar que fico muito feliz em ver que começamos os nossos blogs praticamente juntas!

E são momentos como esse que deixam agente com mais e mais vontade de sempre estar escrevendo novos posts e ir futricar nas casas alheias!

Mas vamos então à resposta para a Gabi...

Quando fui decidir pelo tipo de instalação para as cortinas já tinha em mente que queria que elas ficassem ocultas.

E a minha decisão foi pelo trilho suíço duplo, já que além do voal escolhi também um forro de blackout.

E lembro que fiquei preocupada em relação ao peso que a cortina iria causar no gesso e tals...

Então quando fui fechar com o gesso, expliquei para a responsável pelo projeto que tinha essa dúvida e ela me explicou o seguinte...

Tanto no caso da sanca da sala de jantar quanto nos cortineiros dos demais cômodos, o trilho vai instalado na laje e não propriamente no gesso.

Ou seja, não existe a possibilidade de o gesso ceder com o peso da cortina!

Mas vamos as fotinhos para que fique melhor de entender...



 Essa imagem é do cortineiro feito na sanca fechada da sala de jantar.

Dá pra ver que o trilho suíço está fixo na laje, o que não compromete o gesso.



E aqui, um dos cortineiros, dá pra ver que o gesso é mais fininho aqui né?

Só que mais uma vez o gesso está a salvo já que o trilho está fixo na laje.

Espero ter tirado a sua dúvida Gabi.

E vai com tudo que eu acho um charme quando o foco fica na cortina...

Bjocas...

Mas continuando com a série Minha Cortina Querida...


4º - SISTEMA DE INSTALAÇÃO, QUAL O MAIS ADEQUADO?

Para pendurar uma cortina é preciso usar um trilho ou um varão.

VARÕES:

É o campeão!

E não é por menos, sua instalação é simples e super fácil.

Não exige conhecimento prévio e nem muito esforço para que a cortina seja instalada.

Já os modelos podem ser dos materiais mais variados: madeira, ferro com acabamento polido, escovado, pátina...




Mas o campeão é o aço cromado, por ser leve.


E podem ser simples ou duplos:


TRILHOS:

Os trilhos são uma excelente opção para que busca um ar sofisticado e elegante.

Eles permitem uma variedade de pregas maiores e deixa um aspecto mais charmoso ao ambiente.

Mas como o seu aspecto não é dos mais bonitos, o trilho deve ficar escondido de preferência em um cortineiro que pode ser de gesso, madeira, tecido, ...

O que dá mais foco ao modelo de cortina escolhido.

Os tipos de trilho são: Simples, Duplos ou Triplos.



Mas existem outras opções como o cabo de aço que pode substituir a altura os varões comuns, sem falar que é discreto e moderninho.


E o varão de poliéster...


Bjocas...

PONTEIRAS:


Se a escolha for por varões, é a hora de dar aquele toque com as ponteiras que valorizam o conjunto da obra.


Mas o que é essa tal de ponteira?

Nada mais é do que o detalhe colocado na ponta do varão que dá um ar decorativo e dá mais charme e beleza a sua cortina.

Para dar o acabamento desejado, pode-se usar tanto uma bolinha simples quanto uma peça com um desenho mais elaborado.

Mas fique atenta, a ponteira deve entrar em harmonia com o estilo e tecido escolhidos para a sua cortina.

Elas podem ser de madeira, ferro, latão, vidro, cristal, acrílico, ...


Ponteira de Metal


Ponteira de Cristal


Ponteira de Junco


Ponteira de Madeira

O ABRAÇO DAS BRAÇADEIRAS:

Até um tempo atrás, eu achava que as braçadeiras só ficavam bem em ambientes clássicos.

Mas já vi que além de chiques elas podem ser moderninhas também e dão aquela vida a cortina!

Mas pra não exagerar e depois me arrepender prefiro apostar em tiras leves feitas do mesmo tecido da cortina ou modelinhos pequenos e delicados.

Mas vai do gosto de cada um...

Tem ganchos, faixas, cordões de barbante ou decorados com miçangas e pingentes, ...

O que vale mesmo é a criatividade...





 Beijos a todas...

8 comentários:

  1. Cê, lá em casa vou usar cortineiro de gesso com os trilhos escondidos... já usei varões em meu ap e tb ficou lindo, mas acho que o cortineiro fica mais clean.
    Beijosss

    "A casa da Mi"

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi!!!
    Verdade e concordo com você!
    No kitinete que morei, por ser alugado tivemos que optar pelas persianas e por cortinas com varões.
    Mas no nosso apê já decidimos em usar os trilhos suíços camuflados pela sanca e cortineiros de gesso!
    Muito mais chique e clean!
    Obrigada pelo carinho...
    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cê!
    Acho lindo dessa maneira que você vai usar com trilho escondido no gesso!!!
    Mas em ambientes tbm fica lindo e super moderno com varões!!
    Fiquei in love com aquela ponteira de cristal, eu quero!!! rsrs
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha...
    Verdade, os varões também são lindos e em combinação com belas cortinas, não vai precisar de mais nada!
    Mas como morei muito tempo em um kit e só vi durante quase 03 anos aqueles varões cansei!
    E para apartamentos pequenos, os cortineiros e sancas de gesso são mega aliados para ampliar o pé-direito!!!
    Por isso a escolha!

    Grazi vc tá mandando muito bem na sua casa hein?
    Meu maridão achou tudo lindo!!!
    E quando a piscina ficar pronta me avisa pra comprar um biquini!!!

    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  5. Ai Cê...fiquei tão feliz e ao mesmo tempo tão envergonhada de só ter visto esse post hoje! Quando vi minha fotinha ao lado do post tomei o maior susto, pensei "o blog está com defeito" "Eu não escrevi isso" rsrsrs Obrigada pela consideração e desculpa a demora! É que estou com uma baby de 5 meses que consome todo o meu tempo. Mas adorei a suas dicas, só que o meu problema é esse, eu não possuo laje!! É telhado revestido de gesso! Não só a sanca é de gesso. Mas se você der uma passadinha lá vai ver que deu tudo certo! Suas dicas foram essênciais!!! A minha cortina ficou do jeito que eu queria! beijos e mais beijos!

    Gabi

    ondeagenteseesconde.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já fui bonita!!!
    Hahahahahaha...
    E confesso que todo dia olhava pra ver se vc já tinha visto!
    :(
    Buáááááááá...
    Mas sei bem que não tem tempo flor!!!
    E a sua casa tá ficando um pitel!!!
    Linda!!!
    E saiba que tenho um carinho por vc viu?
    Bjocas!!!

    ResponderExcluir
  7. Procurando por instalação de cortinas em cortineiro de gesso acabei caindo aqui!
    Muito obrigada pelo post tão esclarecedor, vou optar por tilhos tbm... fica lindo!

    Um beijão

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma pergunta para fazer... considerando que minha cortina será com o trilho suíço duplo, oculta atrás do gesso, o que prende o tecido no cortineiro? São aqueles ferrinhos com rodinhas tipo de 1980? Existe hoje este material em plástico? Lembro que minha mãe tacava tudo na máquina e o tecido da cortina enferrujava :/

    ResponderExcluir

Oi!!!
Muito obrigada pela visitinha e assim que possível irei retribuir...
Divirtam-se!!!
Bjocas!!!