18 de mai de 2013

Mão na massa...

Olá meninas!!!

Como o prometido, vou por em dia os posts nesse fim de semana.

E para começar, quero muitíssimo ajuda de vocês!!!

Pois é, andamos pensando em dar uma mexida na porta de entrada do apê!

E tava toda contente achando que já ia as compras, comprar uma linda porta com frisos, pintá-la de branco e colocar um lindíssimo par de puxadores!

Aff!!!

Mas como alegria de pobre dura pouco...

Ficamos sabendo que não é permitida quaisquer alterações no hall de entrada social, já que o local é considerado uma área de uso comum da unidade condominial.

E de acordo com o artigo 1.331 do atual Código Civil Brasileiro está proibida nessa área comum realizar obra que importe em qualquer divisibilidade, alienação, desvio de finalidade e utilização exclusiva somente por um dos condôminos.

Sendo assim, fica proibido trocar a porta, modificar a cor das paredes, colocar maçaneta diferente das demais portas, objetos de decoração, ...

Imagina a minha cara de tristeza!!!


Mas como se diz mesmo?!

Ah! Eu sou brasileira e não desisto nunca!

Então pensei!

Já que não pode mudar a porta pelo lado do hall, por que não fazer essa mudança pela parte interna?

Na sala de estar?

Essa daqui é a bendita...


E olha essa cor!!!

Deve ter gente que goste, mas eu não!!

Então comecei a pesquisar na net e vi que existem três possibilidades e é aí que vocês vizinhas queridas entram pra dar aquele super pitaco...

Então vamos a elas...

1º - Pintar a porta de Branco:


2º - Colar placas de MDF para dar relevo a porta e dar efeito de frisos:


Essa solução aqui é D+!

E no resultado final nem dá pra perceber que antes a porta tinha essa cara de sem graça!

Sem falar que é uma solução rápida!

E a porta foi revestida e passou por um processo de laqueação. 

Primeiro a guarnição e as molduras foram retiradas.

Daí a porta recebeu uma base que regularizou a superfície. 

Então foi feita a primeira demão de laqueação com tinta PU (poliuretano).

Depois, foram coladas sete placas de MDF (86 x 21 cm, com 6 mm de espessura) que foram pregadas, com espaço de 2 cm entre elas. 
Mas para economizar, pode-se usar em vez da tinta PU uma tinta comum para madeira.
3º - Fazer os frisos:


E para dar esse efeito o marceneiro vai precisar de uma ferramenta chamada Tupia.

E achei uma sequência de imagens que mostra como é feito esse processo decorativo...



Primeiro é colocado sob a porta um molde de acordo com o modelo escolhido. 


Agora a tupia entra em ação e produz o friso na porta.


Depois os frisos são lixados para dar um melhor acabamento.


É recomendado que se passe massa corrida que vai ser lixada novamente para dar uma maior qualidade na hora de pintar.



Por fim ela vai ficar assim!!!

Alguém já fez alguma dessas alternativas em casa?

Compartilha comigo o resultado então!!!

Bjocas...

6 comentários:

  1. Olá, já fiz mudança colocando esses frisos de madeira na horizontal em vez dos sulcos, porque o marceneiro disse que não dava para fazer na porta, pois era fina. Depois pintei de branco e ficou muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ci?
      Obrigada por visitar nosso apê!
      Então foram colados os frisos em relevo?
      Também é uma opção né?
      Vou dar uma pesquisada.
      Obrigada por participar!
      Volta sempre!
      Bjos!!!

      Excluir
  2. Oi Cê!
    Ficará lindo a 1ª e 3ª opção!!!
    Essas foram as opções que escolhi para minhas portas internas e a pivotante... e amei o resultado!!
    Beijão!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi!
      Então a 1º, creio que seja a mais fácil e rápida de ser feita - é só pintar!
      Já a 3º, que é a minha preferida!
      Vai ser mais complicado, já que tenho que achar principalmente um bom marceneiro e demora mais para a peça ser entregue!
      Enfim!!!
      Ainda vou analisar bem para não me arrepender!
      Bjocas!!!

      Excluir
  3. Minha linda é isso mesmo não pode trocar não, a menos que voce e seus vizinhos de hall concordem em trocar e tudo igualzinho aí pode sim! Ate para vc colocar uma planta no hall todos seus vizinhos de porta devem concordar, mas vcs podem sim alterar tudo combinado entre vcs! Vale para soleira tb. Ja fui sindica, marido tb, fizemos ate curso profissionalizante! Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Brigada pela dica Sessa!
    É por isso mesmo que vou fazer a mudança apenas pela sala!
    Bjos...

    ResponderExcluir

Oi!!!
Muito obrigada pela visitinha e assim que possível irei retribuir...
Divirtam-se!!!
Bjocas!!!